O calor deixa o caixa da fazenda no vermelho .

December 10, 2018

Nossos rebanhos passam, ano após ano, pelas mazelas do estresse térmico, cuidados devem ser tomados para a manutenção da saúde dos animais.

 

O estresse pelo calor afeta o bem estar dos animais. Não permitindo que fazendas produzam a mesma quantidade de leite, com a mesma qualidade, durante o ano todo. A fisiologia da vaca opta por manter a normalidade da temperatura interna a produzir leite ou reproduzir. O limitante é que vacas de alta lactação, geram mais calor com a produção de leite do que conseguem dissipar naturalmente

 

Influenciada sempre pela umidade relativa do ar, a amplitude da zona termo - neutra para as vacas varia de -5 a +25 °C.  Em repouso, a vaca produz calor equivalente ao de 9 seres humanos, adicionando o equivalente em calor de 1 pessoa a cada 4,5 litros de leite produzido. Sendo assim uma vaca produzindo 32 litros, teria geração de calor equivalente a de 16 pessoas. A Temperatura corporal limite para dizer que a vaca está em estresse térmico é de 39 °C. Cuidado com as caminhadas longas ao sol, um animal sob ação direta dele, tem calor adicional igual de até 16 pessoas.

 

 Quando a temperatura interna sobe, a primeira providência da vaca é diminuir o consumo de matéria seca, evitando assim gerar mais calor. A queda na eficiência alimentar é entre 5 a 15 %.  A Temperatura corporal limite para dizer que a vaca está em estresse térmico é de 39 °C. Rebanhos nessas condições tem queda na produção anual entre 10 a 30 % e perda de 0,4 a 0,2 % no teor de gordura e proteína do leite. A reprodução também é prejudicada com queda de até 50% na detecção de cio e 30% na taxa de concepção. O estresse térmico é relacionado ao aumento de enfermidades no rebanho, despesas veterinárias e descartes involuntários.

 

Devemos resfriar os animais toda vez que a temperatura das vacas estiver elevada. O intervalo entre os resfriamentos vai depende de quando a temperatura corporal volta a 39C. Os Animais a serem priorizados são ;  

 

Vacas no pré parto imediato.

Vacas recém paridas

Primíparas

Vacas a serem confirmadas positivas na reprodução.

 

 

 

 

Os locais para resfriamento das vacas devem ser  

Sala de espera

Área para resfriamento

Pista  de alimentação

 

Evaporar a água que molhou a pele da vaca através de ventilação forçada é até 5 vezes efetivo em resfriar as vacas comparado com apenas molhar a vaca; ou apenas ventilar.

 

Converse com os técnicos de sua confiança para buscar formas para amenizar o estresse térmico no seu rebanho.Produzir mais leite com menos comida, aumentando a eficiência alimentar, melhorar a saúde do rebanho e da glândula mamaria, atingir o potencial ideal de desenvolvimento do gado jovem.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

December 26, 2019

October 27, 2019

September 28, 2019

September 9, 2019

August 26, 2019

Please reload